terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Trabalho do 4º bimestre


Caras e Caras

“O Brasil é um pais continental”- certamente você já ouviu esta frase muitas vezes. Como seus 8.511.965 km², é o maior pais da América do sul, o terceiro das Américas e o quinto do mundo. O territorio está dividido em 26 estados e um distrito federal, e em 5565 municipios.
A população brasileira, segundo estimativas do IBGE, já soma aproximadamente 189 milhões de habitantes, distribuidos desigualmente entre cinco regiões (note, nordeste, sul, suudeste e centro- oeste).
Culturas brasileira – como se fosse uma cultura única e homogênia- e de realidade brasileira.

A mancha brasileira

O desenvolvimento educacional dos estados e municipios brasileiros tambem é revelado da situação mais geral. Os indicadores de analfabetismo, por exemplo, são mais altos nas regiões mais pobres e mais baixos nos mais favorecidos.
Os indicadores de educação e saúde são sempre lembrados porque, de um ou outros forem muito baixos todos os demais (renda, moradia, posição social) se alternaaaaaaam. São áreas tão importantes que, no inicio do seculo XX, nas primeiras decadas da Republica, caravanas de cientistas e educadores percoreem o Brasil para identificar e denunciar o que diagnosticaram como o “flagelo nacional”': as más condiçãoes educacionais e sanitarias.

               Tudo virando urbano

Outro acontecimento importante provocou a necessidade de olhar o Brasil de outra forma: a urbanização.
O Brasil tem sido apontado por especialistas nacionais e estrageiros como um país que passou por um dos maiores movimentos de urbanização registrados na época contemporanea.
Pois boa parte das população rural transformou-se urbana em pouco tempo.
As cidades fazem parte da paisagem social brasileira desde o periodo colonial, mais foi a partir da segunda metade do século XIX, quando ocorreu o primeiro surto de industrialização nos país, que elas começaram a ter um número expressivo de habitantes.

As muitas famílias

Há várias formas possíveis de família, que nos causa estranhamento, mas pode ter ocorrido em outros tempos. Em alguns casos as famílias mudaram de formato, mas em outros continuam os mesmo. Familias, potanto, como percebeu Emile Durkhein, são ricos objetos de pesquisa para os que querem entender a vida em sociedade.
Uma das causas da mudança familiar no Brasil é na alteração do comportamento das mulheres na sociedade. Pois o nível de escolaridade das mulheres subiu, a taxa de fecundidade diminui, as melheres participam cada vez mais do mercado de trebalho, contribuem para o rendimento familiar.
Os divócios, os filhos de casamento distintos do pai ou da mãe, os meios-irmões, os filhos registrados por casais do mesmo sexo. Há vários tipos de pessoas que constituem uma família, tudo tem de ser levado em consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário